Campos Científicos

Os Campos Científicos são atividades dirigidas a alunos do ensino secundário que visam promover a participação ativa da comunidade jovem e escolar na conservação da natureza e da biodiversidade. O objetivo é envolver os alunos do ensino secundário em ações efetivas de conservação dos morcegos, realizando trabalho de campo junto de investigadores.  


As turmas que aderirem ao projeto, numa fase inicial, participarão em ações de sensibilização realizadas por investigadores nas escolas, onde receberão informação científica sobre os morcegos, que lhes permitirá executar os trabalhos de campo. Os campos de trabalho científico serão realizados em áreas protegidas com relevância na conservação dos morcegos, e consistem em grupos de trabalho acompanhados por investigadores que, durante um fim-de-semana, realizarão diversas atividades tais como, prospeção e monitorização de abrigos, capturas em rede, anilhagens, corte de vegetação junto a entradas de abrigos, censos de espécies e indivíduos, e outras ações que se considerarem relevantes para a protecção dos morcegos.
Os alunos envolvidos no projeto terão ainda o importante papel de realizar ações de sensibilização para a conservação dos morcegos junto da comunidade.