Superstars da ciência

Apesar de muitas pessoas não terem grande simpatia pelos morcegos, eles são muito importantes. Os insetívoros ajudam a controlar pragas agrícolas enquanto os polinívoros (comem pólen) e os frugívoros (comem fruta) ajudam na polinização e na regeneração de florestas. Em alguns países, os seus excrementos (guano) são usados como fertilizantes.
Foi com base no seu sistema de orientação por ecolocalização que o Homem desenvolveu tecnologias como o radar, o sonar, as ecografias e está a desenvolver mecanismos de orientação para invisuais. Mas na medicina e na indústria farmacêutica, os morcegos são os Superstars da Ciência! 


Anticoagulante

O morcego-vampiro (Desmodusrotundus) tem na sua saliva uma substância anticoagulante (evita a coagulação do sangue) que está a ser estudada para ajudar vítimas de acidentes vasculares cerebrais (AVC).

 

Elixir da juventude

Os morcegos podem viver 10 vezes mais do que um rato ou outro animal de igual tamanho, podendo atingir mais de 30 anos. Cientistas da Universidade de San António, no Texas, identificaram uma proteína nos morcegos que poderá explicar a razão de viverem tanto tempo. Encontraram o elixir da juventude?