Escolas

Noite dos Morcegos

Ação de sensibilização para a conservação dos morcegos que tem como principal objetivo dar a conhecer de uma forma original e apelativa, os morcegos cavernícolas existentes nas grutas da nascente do Alviela.

Na Noite dos Morcegos são apresentadas as características inatas destes animais, o seu modo de vida e a sua importância para o equilíbrio ecológico da região, alertando ainda para os desafios de conservação que estes animais enfrentam, desmistificando ideias preconcebidas de forma a melhorar a sua imagem e a contribuir para a sua conservação e para a conservação dos habitats e ecossistemas de que dependem. A Noite dos Morcegos aborda o tema dos morcegos de um modo geral, com particular enfoque para os morcegos do Alviela, uma vez que, das 12 espécies de morcegos presentes nas grutas do Alviela, 9 encontram-se ameaçadas de acordo com o Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal (2005). Cada ação da Noite dos Morcegos tem início com uma introdução à temática dos morcegos cavernícolas em Portugal utilizando como recurso a visita à sala de exposição Quiroptário que dá a conhecer a temática dos morcegos, de uma forma descontraída, através da exploração de módulos interativos. Ainda no Centro, decorre a observação das espécies de morcegos existentes na Lapa da Canada, por meio das câmaras de infravermelhos do Observatório do Morcegos Cavernícolas, ao que se segue um percurso até à entrada do abrigo, onde é realizada a observação e interpretação da saída dos morcegos para o exterior da gruta e a identificação das diferentes espécies por meio dos sons emitidos, com recurso a um detetor de ultrassons e a um programa de análise de som.

A Noite dos Morcegos faz parte da oferta educativa do Centro Ciência Viva do Alviela e realiza-se entre os meses de Abril e Setembro, para grupos com um mínimo de 10 participantes.